Scarium HomePage  
Scarium Ficção Fantástica
www.scarium.com.br

 Como os astronautas vão ao banheiro

   
 

Marco A. M. Bourguignon

Apesar do título estranho e da capa cômica, o livro é bastante sério e faz um excelente tratamento dos dados divulgados, fruto de anos de pesquisa do autor a frente do jornalismo científico dos principais jornais do país e do acompanhamento do programa espacial desde a década de 1960. O autor responde a perguntas de como viver no espaço, a bordo de uma nave espacial ou estação. Assim como nos convida a participar de uma viagem espacial primeiro para a Lua e depois para Marte.

Nos primeiros capítulos Calife responde a várias perguntas sobre o dia-a-dia dos astronautas no espaço, como ir ao banheiro, almoçar, caminhar, tomar banho e outras. Ele faz uma devassa da tecnologia que permite os astronautas permanecerem e viverem no espaço.

O livro busca explicar de uma forma técnica e correta todas as curiosidades dos leitores, mas sem ser pedante e se deter em termos complicados. A narrativa tem um tom cativante e bem humorado.

Nos capítulos seguintes, o autor conta as aventuras dos primeiros homens que pisaram na Lua. Em seguida nos narra toda a rotina, de homens e mulheres, a bordo das estações espaciais russas e americanas. Também nos revelas todos os planos para uma viagem a Marte.

Por fim, nos apresenta os erros cometidos pelo cinema e aponta os pontos, onde a realidade e a ficção se separam. Ótimo livro para servir de fonte de consulta a todos que desejam estudar ou mesmo escrever ficção científica

 

 

Como os astronautas vão ao banheiro

Record
Páginas: 256
Formato: 1
4 X 21

Jorge Luiz Calife é jornalista e tradutor, trabalhou como repórter da editoria de ciências do Jornal do Brasil entre 1985 e 1993. É autor de três romances e uma coletânea de contos de ficção científica.

 

 

 

 

 
 
topo da página
[ capa | Contos | artigos
Scarium E-book | Resenhas de Livros]
 

www.scarium.com.br
 - - Revista independente de ficção científica, horror, fantasia e Mistério - -
Todos os direitos reservados
©2002 Scarium Megazine