Scarium HomePage  
Scarium Ficção Fantástica
http://scarium.rg3.net
http://www.scarium.hpg.com.br 

 Minority Report - A Nova Lei - O Livro

  CRÍTICA
 

 Marco A. M. Bourguignon

A Editora Record, aproveitando o lançamento do filme Minority Report - A Nova Lei,  resolveu editar o livro de contos de Philip K. Dick. Sendo que a maior parte dos contos já foram lançadas em outras edições.

O conto "We Can Remember You for Wholesale" veio traduzido como "Podemos Recordar Para Você Por um Preço Razoável".  Sinceramente não entendi esse título!

Outros contos são: "Jogos de Guerra", "O que dizem os Mortos" e "Ah, Ser um Bolho" (não sei o que significa "bolho").  Esse último conto saiu na antologia "A Máquina Preservadora" da Argonauta.  "A Formiga Elétrica" da antologia "Vigador do Futuro" (ed. Paulicéia), lançada junto com o filme do Paul Verhoeven.

Os contos inéditos são, "Segunda Variedade" e "Impostor", que também foram adaptados para o cinema (Scremers e Impostor), que ainda não chegaram ao Brasil.

O conto "A Fé dos Nossos Pais" tem um destaque especial por tratar de um regime totalitário que alimenta a população com dose de alucinógenos para que elas não descubram a verdadeira natureza dos seus lideres.

O que frusta é sempre a repetição dos mesmos contos, esquecendo dos outros que compõem os cinco grossos volumes das Collected Stories.

A tradução é correta, ficando um pouco melhor do que as traduções da Argonauta, por outro lado escorregam em alguns termos do inglês.

Há uma introdução de Malcom Edward que situa o autor para aqueles que nunca ouviram falar dele, mas para quem o conhece não acrescenta nada.  Há, porém, um senão:  Dick "não tinha" um jeito muito particular com os títulos.  Na maioria dos casos, títulos estranhos e sonoros como "The Three Stigmata of Palmer Eldritch".  Os Títulos não foram dados pelo autor, mas sim pelo editor, Donald Wolheim.

Finalizando há livros de Philip K. Dick no mercado americano que nunca saíram em nossa língua.  Nos Estados Unidos o filme (Minority Report) espera impulsionar as vendas dos seus livros, mas no Brasil não há grandes perspectivas.

 

Artigos do  mesmo autor:

Federick Pohl

Philip K. dick

 

 

Editora: Record
ISBN: 8501065137
Páginas: 368
Formato: 14X21

 

Veja mais:

Artigo do Renato Rosatti
Minority Report 

Sobre de Philip K. Dick

Editora Record

 

 

 

 

 

  www.digits.com

topo da página
[ capa | Contos | artigos
Scarium E-book | Resenhas de Livros]

 

www.scarium.com.br
 - - Revista independente de ficção científica, horror, fantasia e Mistério - -
Todos os direitos reservados
©2002 Scarium Megazine